Semelparidade e Iteroparidade
Semelparidade e Iteroparidade são duas diferentes estratégias reprodutivas empregadas pelos organismos.
Espécies semélparas, do latim semel (“uma vez”) e pario (“dar a luz”), apresentam um único evento reprodutivo ao longo de sua vida, ou seja, eles acasalam e logo depois da disposição dos ovos, as fêmeas morrem.
A Semelparidade ocorre em insetos, peixes, mamíferos e plantas. Tais seres normalmente não morrem devido a senescência, morrem ainda na fase adulta.
A Semelparidade ocorre em insetos, peixes, mamíferos e plantas. Tais seres normalmente não morrem devido a senescência, morrem ainda na fase adulta.
O exemplo mais conhecido de semelparidade vem de alguns salmões do gênero Oncorhynchus nerka.
Salmão Oncorhynchus nerka subindo para local de desova
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iteroparidade_e_semelparidade
Espécies Iteroparas Do latim itero (“repetir”) e pario (“dar a luz”), apresentam uma estratégia reprodutiva que envolve vários eventos reprodutivos, que muitas vezes podem se fundir em um único período prolongado de atividade reprodutiva. Durante estes períodos, o indivíduo continua a investir na sua sobrevivência e, possivelmente, no seu crescimento, e após cada período, há boas chances de sobreviver para se reproduzir novamente.
Um dos exemplos mais simples que se pode citar de iteroparidade é o da espécie humana (Homo sapiens).
REFERÊNCIAS:
CONHECIMENTO. Disponível em: <http://conhecimentoaocubo.blogspot.com.br/2015/02/o-que-e-semelparidade.html>. Acesso em: 2 de novembro de 2017.
Postado por: Charlane Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário